domingo, 12 de agosto de 2012

A última ceia

    A pintura mais famosa de Leonardo, da década de 1490, é A Última Ceia, pintada no refeitório de padres dominicanos. A pintura apresenta a última ceia, partilhada por Jesus com seus discípulos, antes de sua captura e execução. Mostra o momento específico em que Jesus, de acordo com o relato bíblico, teria dito aos apóstolos que um deles o trairia. Leonardo mostra a consternação que esta afirmação provocou entre os doze seguidores de Jesus. O romancista Matteo Badello observou Leonardo trabalhando na obra, e escreveu que "Por diversas ocasiões, presenciei Leonardo dirigir-se logo pela manhã para se dedicar á pintura A Última Ceia . Costumava permanecer ali, desde o nascer do sol até o entardecer, sem deixar os pincéis descansarem de sus mãos, pintando sempre, sem comer nem beber. Depois, por três ou quatro dias, não voltava a tocar no trabalho" - Matteo Bandello.
     Outas lendas templárias dizem que, após Jesus ter sido retirado vivo da cruz, seus apóstolos precisaram levar Maria Madalena e seu filho em segurança para o Egito e São Filipe (aquele carregando um bebê em seus braços) foi um dos que a acompanhou nesta viagem. São Filipe aparece carregando um bebê em seus braços.



Alguns pesquisadores dizem que esta obra representa os 12 signos do Zodíaco, e até mesmo que ele escondeu uma imagem dele na obra, como vemos figura abaixo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário