domingo, 12 de agosto de 2012

O Renascimento na Península Itálica

     O Renascimento teve início nas cidades da península Itálica, que acumulavam grandes riquezas graças ao comércio. Com o tempo, esse movimento difundiu-se por toda a Europa.                   

     O período de maior produção renascentista na península Itálica foi de 1450 a 1550. No restante a Europa, ele ocorreu durante todo o século XVI. 
Leonardo da Vinci foi destacado nessa época na Península Itálica, além dele se destacaram também: Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio e Sandro Botticelli. 
      
      A Itália do quattrocento surgiu com o final da idade média que foi marcado por diversas catástrofes como a peste negra, a fome e pragas, a Igreja entrou na sua maior crise - Grande Cisma do Oriente entre 1378 e 1417 e o Império Bizantino caiu às mãos dos Turcos Otomanos.

      Com a tomada de Constantinopla em 1453, os artistas bizantinos retiraram-se para a Itália e com eles levaram a tradição cultural clássica de raízes gregas que se reflectiu no processo de renovação cultural e artistica do quattrocento italiano. Germinou um crescente optimismo e crença nas potencialidades do homem e renasceu uma nova consciência do seu lugar no mundo associada a cultura da antiguidade greco-romana.

      Com a dissipação da época medieval emergiu um novo espirito alicerçado no renascimento do Humanismo e do Classicismo antigo. Os arquitectos, escultores pintores e eruditos italianos tentaram a reconciliação da fé cristã com o pensamento clássico.

      No inicio a Itália não tinha uma unidade politica, estava dividida em ducados, républicas e reinados soberanos representados por cidades-estado rivais entre si, sendo que dessa rivalidade resultaram grandes realizações artisticas e arquitectónicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário